Comparador de Investimentos

Comparador LCI/LCA vs CDB

Parâmetros da Simulação
%
Informe a Rentabilidade Percentual dos Ativos
%
%

Geralmente, os investimentos em Renda Fixa possuem sua rentabilidade atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Este, por sua vez, é indexado a outra taxa de juros, chamada de SELIC, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. Normalmente, o CDI costuma ficar 0,1% abaixo da taxa SELIC.

Nesse sentido, quando você encontra um CDB (Certificado de Depósito Bancário) que vai pagar 100% do CDI, implica dizer que ele vai render, basicamente, a taxa SELIC durante o período da aplicação.

O que é LCI e LCA?

LCI e LCA são siglas que representam dois tipos de investimento disponíveis no mercado financeiro brasileiro. Ambos são considerados investimentos de renda fixa e são emitidos por instituições financeiras, como bancos.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário): A LCI é um título emitido por bancos para captar recursos destinados ao financiamento do setor imobiliário. Dessa forma, quando você investe em LCI, está emprestando dinheiro para o banco, que por sua vez utiliza esses recursos para conceder empréstimos imobiliários. Em troca, o investidor recebe uma remuneração que pode ser pré-fixada ou pós-fixada, geralmente com rendimentos atrelados ao CDI, isentos de imposto de renda para pessoas físicas.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): Similar à LCI, a LCA é um título emitido por instituições financeiras para captar recursos destinados ao financiamento do agronegócio. Nesse sentido, ao investir em LCA, o investidor está emprestando dinheiro para o banco, que utilizará esses recursos para financiar atividades do setor agrícola.

Assim como a LCI, a LCA pode ter remuneração pré ou pós-fixada, geralmente atrelada ao CDI, e também é isenta de imposto de renda para pessoas físicas.

Ademais, ambos os investimentos são considerados de baixo risco, uma vez que normalmente contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para aplicações de até certo valor (normalmente 250 mil reais por CPF e por instituição financeira). No entanto, é importante ressaltar que a rentabilidade desses investimentos pode variar conforme as condições do mercado financeiro e as taxas oferecidas pelos bancos emissores.

 O que é melhor: investir em LCI, LCA ou CDB?

Para o investidor, a principal diferença entre LCI/LCA ou CDB é que todo investimento em CDB cobra Imposto de Renda (IR) sobre o lucro da operação. Entretanto, LCI e LCA são isentas dessa cobrança. Isso é que vai definir quem rende mais: LCI, LCA ou CDB.

É por esse motivo que normalmente os CDBs disponíveis no mercado apresentam uma rentabilidade percentual maior do que uma LCI, por exemplo.

Para melhor entender o impacto que a cobrança de IR faz na rentabilidade final, veja o caso a seguir.

Exemplo: Qual o melhor investimento: CDB que rende 95% do CDI ou uma LCI que rende 80% do CDI? Considere o prazo da aplicação igual a 1 ano e a taxa SELIC igual a 10%.

Resposta: Para a SELIC apresentada, concluímos que o CDI será de 9,9% a.a. Dessa forma, a LCI vai render 80% desse valor, resultando em 7,92% ao final de um ano.

Analogamente, o CDB renderá 95% do CDI resultando em 9,41% ao ano. Entretanto, desse valor ainda é necessário retirar 20% de IR sobre esse rendimento. Dessa forma, concluímos que a rentabilidade final do CDB foi de 7,52%, portanto, inferior à LCI.

O simulador apresentado nesse artigo tem como objetivo ajudar você, investidor, a encontrar mais rápido quais são as melhores opções de investimentos.

Sendo assim, com apenas alguns cliques, você será capaz de descobrir, na renda fixa, quem rende mais: LCI, LCA ou CDB.

Veja também: Conversor Online de Taxa de Juros