Transformar uma taxa de juros anual em mensal é um procedimento fácil e rápido. Nos juros simples, basta dividir a taxa anual pelo número de meses. Por exemplo, se a taxa de juros anual é de 12%, a taxa de juros mensal seria de 1% (12% ÷ 12). Novamente, se a taxa anual for de 6%, a taxa mensal seria de 0,5% (6% ÷ 12).
Contudo, no caso de juros compostos, a conversão da taxa de juros anual para mensal é um pouco diferente, já que a taxa de juros aplica-se não apenas ao capital inicial, mas também aos juros acumulados. A fórmula para converter a taxa de juros anual em mensal no caso de juros compostos é a seguinte:
i = ((1 + r)^(1/n)) – 1
onde:
- i é a taxa de juros mensal
- r é a taxa de juros anual
- n é o número de vezes que os juros são compostos em um ano

Chamamos essa conversão de taxa de juros equivalente. Sendo assim, dizemos que duas taxas expressas em períodos diferentes são equivalentes quando, aplicadas a uma mesmo capital e em um mesmo intervalo de tempo, produzem o mesmo montante.
Exemplo de conversão de taxa de juros
Uma rentabilidade de 12% ao ano equivale a quanto por cento ao mês? Vejamos, se a taxa de juros anual é de 12% e os juros são compostos mensalmente, nesse caso, temos que n = 12, pois um ano tem doze meses. Substituindo esses valores na fórmula, obtemos:
i = ((1 + 0,12)^(1/12)) – 1 i = 0,0094 ou 0,94%
Portanto, isso significa que a taxa de juros mensal é de 0,94% quando a taxa anual é de 12% e os juros são compostos mensalmente. Além disso, note que na hora de substituir na fórmula eu substitui 0,12 que equivale a 12%.
Veja também: simulador online de conversão de taxas de juros
Em síntese, essa conversão é útil para quem deseja calcular o valor dos juros em um determinado período ou comparar diferentes opções de investimentos ou empréstimos que apresentam taxas de juros expressas em diferentes períodos e regimes de capitalização.
Nesse outro artigo eu apresento a diferença entre taxa de juros nominal, taxa de juros efetiva, taxa de juros real e taxa de juros equivalente. Vale a pena conferir.
Como transformar a taxa de juros anual em mensal usando o Excel?
Mas vamos adiante, suponha agora que você queira calcular a taxa de juros mensal correspondente a uma taxa de juros anual de 10%, com juros compostos mensalmente. Você pode utilizar as células do Excel para realizar esse cálculo. O procedimento é bem simples, basta seguir os passos abaixo:
- Abra uma planilha em branco e na célula B1, digite a taxa de juros anual: 10%.
- Na célula B2, digite a fórmula para calcular a taxa de juros mensal correspondente, utilizando a fórmula matemática que mencionamos antes: = ((1 + B1) ^ (1/12)) – 1
- Pressione “Enter” para calcular a taxa de juros mensal correspondente.
O resultado deve ser 0,7974%, que é a taxa de juros mensal correspondente à taxa de juros anual de 10%, com juros compostos mensalmente.
Você pode utilizar o Conversor Online de Taxa de Juros como outra opção. Nele você pode fazer todos esses cálculos de forma online, poupando bastante tempo.
Enfim, de volta à planilha do Excel, observe que você pode alterar os valores das células B1 e B2 para calcular a taxa mensal correspondente a outras taxas anuais e períodos de capitalização. O importante é que você utilize a fórmula matemática correta para cada caso.
Veja também: Como converter taxa mensal em anual usando o excel?
A seguir, você pode verificar o passo a passo para a conversão de taxa de juros utilizando o Excel.
